em 

TODO O SITE  

contrafluxo: 5 podcasts pra você ouvir

18.05.17

 #contrafluxo #podcast #rádio



“A voz de um ser humano é a única forma de garantir de maneira afetiva a consistência semântica do mundo”. Essa frase de Franco Berardi, filósofo italiano, faz a gente pensar muito na importância da nossa voz. De falarmos, de ouvirmos e, consequentemente, de nos ouvirmos. De voltarmos a incluir a voz no nosso dia a dia. Menos tela, mais voz!

Foi pensando nisso que o adoro! resolveu indicar podcasts, uma espécie de programa de rádio cuja principal característica é o formato de distribuição,  chamado "podcasting". Além de ser uma atividade superfácil e prática — dá pra ouvir no trânsito, caminhando, tomando banho — é também um dos jeitos mais legais de ouvir opiniões sobre as atualidades do mundo, se informar e desacelerar! Assim como as newsletters, os podcasts também podem ser temáticos, e a gente separou 5 deles pra você começar a ouvir, ó:


1) mamilos
Jornalismo de peito aberto: este é o lema do podcast mais polêmico e mais amor que você vai ouvir hoje! O mamilos é comandado pelas jornalistas Juliana Wallauer e Cris Bartis, e traz memes, trending topics e polêmicas da semana em um pouco mais de 1 hora e meia de programa.  Além disso, traz também temas profundos, intensos e muito importantes de serem discutidos, como depressão, adoção, empatia, e sim: tem muita política também. É pra se informar e querer ouvir toda semana! Um dos últimos programas falou sobre um dos nossos assuntos favoritos: o amor.   Pra entrar pro time dos mamileiros, acesse aqui


2) Pingue Pongue
Se você não sabia por onde andava Matilde Campilho (nossa poetisa portuguesa-carioca mais xodó ), vai descobrir agora: Matilde está no comando do Pingue Pongue, a mistura de programa de rádio e podcast mais poética dos últimos tempos. Com o seu parceiro de programa Tomás Cunha Ferreira, Matilde fala de tudo: recortes de filmes, trechos de livros e músicas, sempre com um tema a ditar o ritmo do episódio, e tudo isso ao som do chiado do português de Portugal. Entre os nossos programas favoritos estão a água, desejo e arquitetura. É preciso ouvir com todas orelhas disponíveis, viu? Todos os domingos aqui!


 
3) Women of the hour
Ainda na temática GIRLS — pois está difícil superar esse fim </3 —, indicamos o ótimo podcast de Lena Dunham. Em "Women of the hour" (é o único gringo, prometemos! ), Lena celebra as mulheres que a inspiram. Amizades feitas pela internet, diários das mulheres de sua família, amor, trabalho, corpos e claro, muito feminismo. "I love loving men, but i love knowing women." Conheçam as mulheres a sua volta!  Você pode ouvir os últimos episódios por aqui enquanto não saem os novos, da terceira temporada! 


 
4) O nome disso é mundo
O nome disso é mundo ou ONDEM é um podcast de entrevistas com brasileiros expatriados, ou seja, brasileiros que estão morando temporariamente ou permanentemente num país que não seja o Brasil. São histórias muito interessantes de pessoas que contam a sua experiência ao viver em lugares diferentes do mundo. O que rola de mais legal nesse podcast é que eles fazem séries diferentes: a gente tá amando a série “O nome disso é África”, por exemplo, que mostra o continente africano pra além do que você vê na mídia tradicional! No primeiro episódio, o pessoal do ONDEM fala sobre o que é a África e como ela se manifesta no Brasil, quebrando todos os estereótipos que temos sobre o continente. Vem saber mais do mundo aqui


 
5) Um milk-shake chamado Wanda
Depois de tantos temas sérios, escolhemos "Um Milk Shake chamado Wanda" pra representar a ala divertida dos podcasts! Além de ter esse nome maravilhoso, uma vinheta divertidíssima e uma imagem que por si só explica a que veio, o programa apresenta, discute e debate, com boas doses de humor, o mundo do entretenimento e da cultura pop. Toda quinta-feira, às 13:17, Phelipe Cruz do Papelpop.com, Samir Duarte do Dontskip.com e Marina Santa Helena comentam os acontecimentos mais legais do showbiz. Vem ouvir

Amanhã tem mais seleção por aqui, viu? No próximo texto da série: 5 revistas/zines/cadernos pra você se reconectar com o papel. 
 

veja em novidades

outras cores >
outras cores >
outras cores >
outras cores >
outras cores >
TOPO

aperta o play

inativa