em 

TODO O SITE  

mercê

29.12.16

 #café #gastronomia #orgânico #santa teresa




Quem conhece Santa Teresa não esquece jamais. O bairro rima com cerveja no fim de tarde, feijoada com amigxs e cheirinho de café. O que muita gente não sabe é que, além do badalado Largo dos Guimarães, o bairro tem muito mais a oferecer. Por isso a gente te convida a subir mais um tiquinho - e pode ter certeza, vale muito a pena gastar as canelas! 



Na altura do número 1458 da Av. Almirante Alexandrino, encontramos a Mercê. A mercearia/café/espaço criativo recém inaugurada pelxs produtorxs Camila Lavrado, Davi Pereira e Nicole Barpp, tem clima leve e descontraído, como uma mercearia de bairro mesmo - daquelas que quando você vai comprar o pão de manhã, toma um café e emenda um papo gostoso com xs donxs, sabe?



A Mercê tem como prioridade em suas prateleiras produtos orgânicos, artesanais, glúten free, veganos e vegetarianos, a maioria produzido por pequenos produtores do Rio. Tem de tudo um pouco: molhos veganos, pães, geléias, chutneys, Kombucha, leites vegetais, granolas artesanais (doce e salgada) e até uma “mini feirinha” de legumes e verduras orgânicos vindos fresquinhos diretamente de Petrópolis.

Muitos desses produtores tem a Mercê como primeiro ponto de vendas. A ideia é incentivar cada vez mais o consumo de produtos artesanais, fomentando o universo micro empreendedor e o consumo consciente. Assim, o transporte e a poluição são diminuídos e a troca entre fornedores e consumidores é estimulada, permitindo que xs clientes conheçam a origem daquilo que consomem



Mas não se engane: a Mercê quer correr do rótulo de “lojinha natureba”. No horário de Happy Hour, às terças, quintas e sextas, a mercearia estica mais um cadin e oferece no cardápio do dia algumas opções de tira gostos. Hamburguer vegano, camponata de mix de cogumelos e strogonoff de grão de bico já foram algumas das opções provadas e aprovadas pela vizinhança - tudo feito pelas mãos das meninas e com produtos que também são vendidos por lá. Pra acompanhar também rolam umas cervejinhas, como a carioca artesanal Praya. Afinal, estamos falando de Santa Teresa, né?



Apesar dos poucos meses de portas abertas, a Mercê quer ir bem além. Xs donxs acreditam que para algo ser bem sucedido é necessária a seguinte soma: lucro + felicidade + um retorno real pra comunidade. Por isso, o trio tem planos de abrir o andar debaixo da loja para cursos e startar um projeto de capacitação dos moradores, para que eles também façam parte do time de fornecedores da loja. Legal, né?



Pra você que animou em fazer parte da rede de fornecedores da Mercê ou ficou com água na boca, segue elxs no Instagram e no Facebook. Fica ligadx também nx horário de funcionamento, pra aproveitar e tomar um café da manhã de raynha:

Terça, Quinta e Sexta - 10h às 22h
Quarta, Sábado - 10h às 19h
Domingo - 10h às 18h
TOPO

aperta o play

inativa