em 

TODO O SITE  

mochilão: as terras altas da escócia

28.06.17

 #escócia #roadtrip



Precisando de um escape, de um respiro perto da natureza? Que tal voar pra um cenário de cinema? Um passeio pela Escócia é uma viagem por vários filmes que fazem parte de nosso imaginário, além de garantia de novas memórias novinhas, daquelas pra lá de inesquecíveis.


Montanhas, vales, rios, lagos, cachoeira e o mar se sobepõem nas paisagens que podem ser lembradas de Harry Potter, 007, Coração Valente, e é claro, Highlander, alguns dos filmes que se aproveitaram da natureza única e as vezes surreal desse país bem ao Norte do mundo.


Reserve mais de uma semana e se programe pra uma road trip alucinante, uma vez que a Escócia não é tão grande e em poucas horas você pula de um cenário deslumbrante pra outro, passando por coelhos, carneirinhos, aquela vaca peluda típica das Terras Altas e até focas pelo caminho.


Nossa viagem começa por Edinburgo, uma cidade histórica absolutamente encantadora, de onde saíram alguns dos filósofos e escritores mais importantes da história, como Adam Smith e David Hume


Pelas ruas é comum encontrar os homens passeando com suas saias kilts e muita música brotando de gaitas de fole, além da beleza do castelo erguido bem no topo da cidade, reinando absoluto. A visita ao castelo é quase obrigatória, mas se tiver pouco tempo aproveite pra ver a vista de Calton Hill, se perder pelas ruelas e aproveitar o astral irresistível da cidade.
 

De lá vale partir pra cidade de Oban, ponto inicial pra visitar várias ilhas incríveis, passando pela cidade de Stirling (pare pra tirar uma foto com a estátua de William Wallace!), além de reservas naturais com "Lochs" de encher os olhos, como são chamados os lagos enormes que recheiam o país.


Outro ponto que não dá pra perder é o Viaduto de Glenfinnan, que pode te levar diretamente pra Hogwarts num passeio de trem que promete ser um dos mais lindos do mundo. Pertinho de lá fica o Ben Nevis, a montanha mais alta do país, e também o Glencoe, um caminho por entre vales de montanhas que parece o solo de outro planeta!


Ah sim, não nos esquecemos do Monstro do Lago Ness, que reza a lenda mora no lago que corta as Highlands, partindo de Inverness. Mas dessa vez fomos mesmo em busca do cheiro de mar, em praias de água cristalina como as das Ilhas de Iona, de Mull e de Skye, a mais famosa e bonita da região.


São tantos castelos pelo caminho que a gente não consegue nem fazer a conta, e todos garantem vistas memoráveis. Aliás, memoráveis também são os frutos do mar das cidades costeiras: não dá pra perder os mexilhões superfrescos e o lagostim.


Além do whisky, é claro, mas isso já é outra história.. são muitas as razões pra conhecer esse país supersimpático e frio, mas com um povo de coração quente e valente!

 
TOPO