em 

TODO O SITE  

mulheres revolucionárias

17.11.17

 #mulheres revolucionárias



Representação, força, voz e muita luta! Mulheres fazem história todos os dias em casa, com a família, no trabalho, na rua e na vida. Quantas delas você já viu em livros ou narrativas? Pioneiras nas áreas de direitos humanos, saúde, educação, ciência, cultura, entre outras, essas brasileiras lutaram por seus ideais e impactaram diversas áreas de atuação. Agora e finalmente (!) estão retratadas em “Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil”.

Georgina de Albuquerque, Bárbara de Alencar, Dandara, Indianara Siqueira, Niède Guidon, Nise da Silveira, Dona Ivone Lara, Marta Vieira e Laudelina de Campos Melo são algumas das grandes brasileiras que trazem sua verdade nessa edição. O livro traz ainda a trajetória de cinco mulheres que não nasceram no Brasil, mas o escolheram como casa, como Lina Bo Bardi e Carmen Miranda.
O volume é feito também por mulheres! Foi escrito pelas jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto de Souza, que há mais de dois anos se debruçam sobre esta pesquisa, e ilustrado por artistas brasileiras, entre elas Veridiana Scarpelli, Yara Kono, Bárbara Malagoli, Joana Lira e Laura Athayde. 



A Aryane é jornalista há vinte anos, com foco no universo materno e infantil, especialmente em literatura infantojuvenil e se uniu com a Duda que é responsável pela criação da primeira Biblioteca Multilíngue Infantil pública do Brasil, que fica em SP. Com foco na educação, ela se dedica também à arte contemporânea. Já participou do desenvolvimento de exposições de grande público com curadoria de Marcello Dantas no CCBB, além de atuar como consultora na criação da primeira galeria de arte de Manaus. Tá na cara que elas representam bem junto com as homenageadas, as grandes brasileiras que todas somos, né? 



Falando nisso, na seleção, houve uma grande preocupação com a diversidade: trazer mulheres de etnias variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, em diferentes regiões do país. O que se sobressai nas histórias reunidas é a força dessas protagonistas pra comunicar e promover mudanças em toda a sociedade, inclusive pros pequenos. O livro é totalmente adequado pras crianças, olha que demais! 

Já amou muito como a gente? Então anota aí: esse domingo 19.11, rola o lançamento do livro com sessão de autógrafos das autoras na livraria argumento do leblon, no Rio. Em SP, a galera pode conferir no dia 24.11 na livraria da vila na vila madá. Por lá, além da sessão de autógrafos vai rolar um bate-papo com a Marinalva Dantas, auditora fiscal que libertou mais de 2.500 escravos em pleno século XXI, e outras convidadas.

E pra ficar conhecer ainda + mulheres incríveis, a dica é conferir também a página as mina da história, que já contamos aqui no blog! Elas falam diariamente sobre tantas outras extraordinárias, que através de descobertas, invenções, atitudes ou pensamentos revolucionaram o mundo, e não poderiam jamais ser esquecidas. 

Ah, se não der pra conferir o lançamento não deixa de garantir esse livro que já é referência pura! 
 
TOPO