em 

TODO O SITE  

Nosso sagrado

08.12.17

 #circo voador #nosso sagrado



No combate à intolerância religiosa, uma produção audiovisual chamou nossa atenção. É o  documentário "Nosso Sagrado", que estreia nessa segunda-feira (11), no Circo Voador. O doc investiga o processo de perseguição, por parte do Estado, às religiões de matriz africana, através do depoimento de líderes religiosos, pesquisadores e políticos... 



Nos tantos de 1891, rolou uma formulação, pelo estado brasileiro, que criminalizava as práticas religiosas de matriz africana. Isso fez com que os rituais religiosos dos descendentes de pessoas escravizadas fossem persseguidos violentamente, classificados como feitiço, exercício ilegal da medicina etc. Nessa época, várias peças sagradas foram apreendidas pela polícia e classificadas como aberrações, o que só reforçou com que crescesse um imaginário negativo em relação às manifestações religiosas vindas de África. 

Essas peças passaram a integrar a "Coleção Magia Negra", do Museu da Polícia Civil e até hoje fazem parte do museu da instituição e tá rolando um super movimento por parte de grupos religiosos, militantes dos direitos humanos, pesquisadores e políticos pela libertação dessas peças e sua devida repatriação. A campanha “Liberte Nosso Sagrado” é uma dessas forças e deu origem ao doc "Nosso Sagrado". 



O doc investiga a perseguição e o racismo religioso contra o Candomblé e a Umbanda, que foram criminalizadas na Primeira República e na Era Vargas. A partir da fala de religiosos, pesquisadores e militantes, fala-se da importância do acervo sagrado afro-brasileiro, a luta pela sua libertação e os efeitos do racismo religioso.

A entrada é gratuita e ainda vai rolar debate com Meninazinha D'Oxum, Mãe Flavia Pinto, deputado estadual Flavio Serafini e os diretores do documentário Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana...

E pra fechar: r
oda de Samba com Kebajê , Andreia Caffé e Rogerio Família + Feira de produtos de empreendedoras negras com curadoria de Carol Moupa + Homenagem à Mãe Beata de Yemanjá  + DJ's.

Eta, lindeza! Até o Circo! 

TOPO