em 

TODO O SITE  

o sabor do pará

15.02.18

 #buiagu #comida brasileira #pará



Se tem uma coisa que a gente ama, é comida boa! Quando é regional, com aquele gostinho de brasilidade então, é muito amor. Por isso, pra comemorar o lançamento do nosso inverno 18, O Coração é O Norte, a gente reuniu uma galera super bacana na FARM Belém com as delícias de parceiros super queridos, como o restaurante Buiagu



Localizado no bairro Cidade Velha, pertinho de dois pontos turísticos de Belém - o Mangal das Graças e a orla Portal da Amazônia, o Buiagu é um borogodó só! Comandado pelo Chef Roberto Hundertmark, a paixão pelo Norte já começa na origem do nome que significa “aquele que vem de terra quente”. Com essa energia calorosa, as maravilhas preparadas por lá são resultado da mistura entre o sabor regional e uma pitada especial de criatividade, garantindo uma pegada contemporânea com aquele gostinho bom da tropicalidade amazônica.



A arraia, o camapu, o turu, a maniçoba, são alguns dos ingredientes explorados com muita delicadeza e imaginação. Já dão água na boca só de pensar! O cumaru, por exemplo, conhecido como a baunilha amazônica, é considerada uma especiaria da região e está presente no pudim de cumaru com flor de sal, uma das sobremesas do Buiagu. Já deu pra imaginar o quão delicioso é, né?

O segredo por trás dessas delícias? O Chef Roberto conta pra gente!



Conta pra gente sobre a origem do Buiagu?
O Buiagu surgiu meio que no susto. Apareceu uma oportunidade pra que nós fôssemos o restaurante do Hotel Atrium Quinta de Pedras. E que pudéssemos fazer uma gastronomia autoral dentro daquele espaço que também tem tudo de Pará. É bem difícil fazer uma comida que por mais paraense que seja não tenha o conforto de ser familiar. A comida autoral (mais "desconhecida") precisa percorrer um caminho grande até cair no gosto da cidade, e estamos conseguindo. E esse reconhecimento nos deixa muito felizes, porque antes de qualquer coisa, estamos representando a cultura regional. Deixar as pessoas felizes com a nossa comida é o que dá sentido pra tudo.

O que esse significado ‘aquele que vem da terra quente’ representa pra você?
Ele representa pra gente ser daqui, ser da Amazônia, ser do Pará, da terra quente e não só de temperatura, mas de pessoas quentes.

Qual a importância da cultura paraense, nortista, tão rica pra vocês?
Pra gente a cultura local é a base de todos os pratos. Através do produto, dos fornecedores, do público, da forma como se come no Pará, como são preparados os pratos e do local em si. O restaurante tenta abraçar tudo isso e transformar em comida, em experiência, em amor no prato. O Buiagu existe pra isso, pra mostrar a cultura paraense.



Delícia de lugar! Prepara o paladar pra saborear as delícias de lá com muito amor e pimenta no tucupi e chama a galera pra conhecer o Buiagu. 
 
TOPO