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por um carnaval mais saudável

24.02.17

 #carnaval #saudável


Fevereiro é tempo de pular Carnaval mas, infelizmente, o que muita gente acaba pulando mesmo são as refeições. E como nem saco de confete vazio para em pé, convidamos a nutricionista, foliã e batuqueira de muitos blocos cariocas, Flora Vieira, pra preparar uma listinha com dicas de refeições rapidíssimas pra preparar entre um bloquinho e outro - e, assim, aproveitar o carna com muito mais energia!  Vem ver! 


Além de saudáveis, as opções são sempre feitas com ingredientes fáceis de encontrar e equilibrados em nutrientes, pra manter a saúde e a imunidade em dia durante a maratona do Momo. Anota aí:

Pra esquentar os tamborins e já sair de casa bem alimentadx de manhã
- Crepioca:  1 ovo + 2 colheres de sopa de tapioca
Misture tudo e jogue na frigideira. Pra temperar, vale adicionar ervas e queijo! 

- Biscoitão de aveia: 1 ovo + 1 colher de sopa de aveia em flocos finos + 1 colher sopa de polvilho azedo, sal e pimenta
Misture tudo e jogue na frigideira. Aqui também vale a dica do queijo 

- Omelete: o bom e velho coringa vai bem com todos os tipos de recheio ou misturadinho, como uma fritada. 


Refeições refrescantes pra quem atravessou o deserto do Saara

- Salada de folhas e legumes (Ex: rúcula, alface, pepino, tomatinhos, cenoura ralada, etc.), com frango desfiado (tipo salpicão sem maionese), atum, sardinha ou salmão (tudo conservado em óleo). Depois, pode até virar recheio de uma tapioca! 

- Ovos e ovos de codorna cozidos podem ser ótimos ingredientes pra compor uma salada ou pra um lanchinho rápido, como a cenoura em palitos e os cubinhos de pepino.  Alguns legumes são vendidos congelados e já cortadinhos, daí são só 10 minutinhos na água e temperar (com temperos naturais) ou cozinhar in natura no vapor (também por volta de 10 a 15 min);

- Ceviche: aquela receitinha básica de peixe branco (robalo, namorado, linguado) cortado em cubos, marinado no suco de limão, coentro ou salsinha, cebola roxa, sal e pimenta do reino. Delicioso e infalível!

- Salada de lentilha ou grão de bico: é só cozinhar os grãos e misturar com tomate, cebola e hortelã picados, sal a gosto e suco de limão.


Opções de lanches praquele pit stop do triatlon carnavalesco

- Frutas frescas: a dica é, assim que comprar, já deixar tudo lavadinho e cortado, pra ficarem prontas pra comer a qualquer hora. Vale com granola, semente de chia ou linhaça dourada.

- Fruta congelada: sabe quando a fruta já tá muito madura e vai acabar estragando? Lave bem, corte e congele. Depois é só bater em um super suco com outras frutas e fibras, como o gengibre e o agrião.


Pra hidratar, curar ressaca e qualquer piriri eventual: água de coco é VIDA!

Já pra reservar um espaço na pochete e levar pra folia

- Frutas secas, como tâmara, damasco, ameixa, uva e banana passa;
- Mix de castanhas, como amêndoas, nozes, avelã, macadâmia, pistache, castanha do pará e castanha de caju;


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