em 

TODO O SITE  

Salve, Salve São Cricri

25.07.17

 #São Cristóvão



De acordo com a tradição da igreja católica, hoje se comemora o Dia de São Cristovão A data religiosa que homenageia a figura de um dos santos católicos mais populares do mundo, também coincide com o Dia do Motorista, pois São Cristóvão também é considerado o padroeiro dos caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes desse Brasil. 

O nome também batiza o bairro que escolhemos como nossa casa, localizado na zona norte do Rio de Janeiro. A homenagem veio do nome do padroeiro de uma capelinha construída no século XVI por alguns pescadores da região. Atualmente São Cristovão transformou-se em um polo industrial, com empresas nacionais e multinacionais, mas ainda se respira história pelas ruas, através das dezenas de prédios antiquíssimos, tombados pelo patrimônio histórico e que eram frequentados pela realeza durante o Império.



A Quinta da Boa Vista, com sua área verde de 560 mil metros quadrados já foi residência da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira, local onde algumas das decisões mais importantes da nossa história foram tomadas, como: a Independência, a 1ª Constituição do Brasil, a Abolição da Escravatura e a criação da República. Ainda guarda as características originais do projeto do paisagista francês Auguste François Marie Glaziou. 



O bairro também abriga uma das nossas paixões nacionais: o futebol. Por aqui estão os estádios de São Cristóvão, onde o jogador Ronaldo, o Fenômeno, foi descoberto, e o São Januário, sede do Clube de Regatas Vasco da Gama.



A diversão também não passa longe! O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, abriga shows e eventos com sons bem genuínos do Nordeste como o forró, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé e maracatu. O local também funciona como um centro de venda de mercadorias, artesanato e comidas típicas, além de promover a literatura de cordel e outras manifestações artísticas nordestinas. Vale muito a visita!



Dos ritmos tradicionais brasileiros ao rock´n roll pesado, São Cristovão é endereço também do Heavy Duty Beer Club, bar que ocupa a rua Ceará, onde surgiram pontos de encontro de motociclistas. O espaço que se tornou o lugar preferido dos roqueiros cariocas, toca muito rock dos anos 70, 80, 90 e tem programação de shows de quinta à sábado.



E nada de barriga vazia! Inaugurado em 1964, o Adegão Português localizado no Campo de São Cristovão  é conhecido por ser um dos mais tradicionais de culinária portuguesa do Rio de Janeiro. A casa tem como especialidade os pratos fartos e saborosos, típicos da “terrinha”, oferecendo diversas receitas com bacalhau, frutos do mar, peixes, caças e carnes.

É apontando pra fé e remando que a gente reforça a oração no dia de hoje pra ele que abençoa todos os nossos dias aqui no nosso bairro de <3! 
TOPO