em 

TODO O SITE  

top 5 Rio

21.06.17

 #rio de janeiro #top 5 rio



Criada por um grupo de jornalistas e designers cariocas apaixonados por viagens e pela cidade maravilhosa, a plataforma Top5 Rio publica roteiros inusitados na cidade, todos em formato de listinha, do jeito que a gente ama.  As praias mais iradas pra pegar jacaré, as melhores laricas da orla de Ipanema, esportes radicais pra ver a cidade das alturas, museus com jardins incríveis e lugares pra ouvir jazz em cenários de cartão-postal são alguns dos TOP 5 que já rolaram. Os temas são infinitos e passam pelas editorias de Gastronomia, Bares, Cultura, Passeios, Esportes & Bem-Estar e Hospedagens.


“A nossa matéria-prima é ‘o do bom e do melhor’, seja no botequim, no hotel cinco estrelas ou na praça do bairro onde a gente mora. A proposta é descobrir novidades, apontar tendências e também reverenciar os clássicos, aqueles clichês cariocas indispensáveis”, explica Bruna Velon, editora de conteúdo do Top5 Rio. “Não vamos dizer quais são os cinco melhores restaurantes da cidade toda. Damos dicas com recortes poucos explorados, da forma mais criativa possível. Uma das listas mais acessadas foi a de botecos pé-sujos na Tijuca, sem nenhum daqueles bares premiados ou da moda”.
 

A ideia do projeto – criado por Bruna Velon, Daniel Maia e Fernanda Guaraná, integrantes do Coletivo do Porto -  surgiu do boom de compartilhamento de listas – os chamados “listicles” ou artigos em forma de lista - na internet. O formato é prático pra locais e turistas que buscam programações e dicas rápidas e certeiras sobre o que fazer no Rio de Janeiro. 


Além da equipe de jornalistas – formada também por Rafael Cavalieri, ex-crítico de bares da Veja Rio -, o site publica listas de artistas, personalidades e formadores de opinião na editoria Top5 do Convidado. O ator Fábio Porchat, o chef Thomas Troisgros, o estilista e empresário Oskar Metsavaht (Osklen), o comediante João Vicente de Castro, a promoter Carol Sampaio e o cantor Serjão Loroza são alguns dos nomes que indicaram seus roteiros preferidos no Rio de Janeiro.  
 

Outros formatos são as listas dos leitores, nas quais usuários podem sugerir temas e criar seu próprio roteiro, e a votação, de onde os programas ou estabelecimentos mais votados entram na lista final. Animou pra dar pitaco e dar o papo do que tem de mais top no Rio? É só se cadastrar no site.
 
TOPO