em 

TODO O SITE  

vamos dar um mergulho?

22.03.17

 #coletivo feminino  #piscina


Ilustra: Lucy Salgado
 
Piscina é substantivo feminino, um espaço compartilhado e uma experiência coletiva. Foi mergulhando de cabeça nessas ideias que o trio Ana Luiza Fortes (atriz), Nathally Callai (cineasta/escritora) e Paula Franchi (arquiteta) criaram, em 2015, o Coletivo Piscina, uma plataforma online que reúne trabalhos artísticos de minas de toda parte desse mundão.


Design: Gabriela Sánchez

Depois de se esbarrarem na montagem de uma peça de teatro, a troca entre as meninas foi muito além dos ensaios. As conversas e papos entre um intervalo e outro passaram a ser também sobre suas artistas favoritas e sobre descobertas na internet, passeando entre minas já consagradas do mundo da arte e outras que estavam começando.  Juntando essa sintonia toda, nasceu uma plataforma pra inspirar outras mulheres a criarem e divulgarem suas criações. Tudo muito rápido: da primeira conversa até o site ir ao ar foi necessário apenas três dias!


Ilustra: Isadora Fernandes

Fotógrafas, ilustradoras, artistas plásticas e produtoras de audiovisual fazem parte do projeto que quer ser um espaço de difusão dessa explosão de autenticidade feminina. A Piscina quer também desmistificar a ideia de que algo produzido por uma mulher seja “de mulherzinha” e que vá interessar somente a outras mulheres, enquanto um artista homem "pode falar pela humanidade".


Design: Camila Novello

Para a curadoria da Piscina, a autenticidade de uma obra tem a ver com uma capacidade de desafiar, de alguma forma, o olhar, buscando surpreender - seja pelas escolhas dos materiais, pela complexidade do conceito por trás da arte ou até mesmo pelo humor. Sim, é arte feita por mulheres, mas sempre considerando o aspecto artístico em primeiro lugar. 


Fotografia e design: Tamires Garcia

A convocatória pra novas artistas está sempre aberta. Então, se você se interessou em fazer parte da galeria ou conhece alguma mana que TEM que estar lá, é só correr pro site da Piscina e seguir todas as intruções angel Boa sorte! E a gente se vê nesse mergulho  
 
Vídeo: Cassiana Maranha

TOPO

aperta o play

inativa